segunda-feira, fevereiro 06, 2012




Convite:
Nesta semana, quinta-feira, dia 09, 18:30h
Grupo Teatro de Caretas apresenta o espetáculo CORTEJO DE CARETAS
uma parceria junto à Cia Prisma de Teatro

local: Praça do Renascer, Bairro Dias Macedo.


Inspirados nas manifestações tradicionais populares que trazem as figuras mascaradas, encaretadas, o Grupo Teatro de Caretas foi em busca de uma aprofundada pesquisa para consolidar sua compreensão sobre a performace do ator de rua. A pesquisa foi realizada in loco, através de 4 viagens que possibilitaram o mergulho teatral do grupo, atores e atrizes viajaram acompanhados de dramaturgos e uma equipe de pesquisadores que tem como ponto de partida a imagem.


O Grupo desde sua fundação observa e acompanha diversas manifestações populares (seus procedimentos, interseções com o teatro de rua, os elementos que compõe a encenação:música, figurino, organização da cena, contato com o público, dramaturgia). No ano de 2010 viajamos para os municípios Cearenses de Canindé, na localidade de Ipueira da Vaca e na cidade de Jardim, na Chapada do Araripe, no período da Semana Santa; a terceira viagem foi realizada para a cidade de Condado, Pernambuco, onde se localiza o Cavalo Marinho – Estrela de Ouro e a quarta viagem foi para o Estado o Maranhão, visitamos 4 municípios: São Luis, e as cidade da baixada maranhense de Viana, Matinha (povoado de Tanque de Valença) e São João Batista.


Estas viagens foram intensas junto aos mestres das manifestações. Realizamos oficinas de máscaras e de dança. Com um processo de integração e diálogo intenso participamos das apresentações de Reisado, das Festas, do Cavalo Marinho e da apresentação dos cazumbas.


Cada experiência dessas trouxe um manancial de elementos que compõe o espetáculo CORTEJO DE CARETAS. Desde os figurinos, as máscaras, os adereços, os textos fixos ou de improviso, as danças, as escolhas pelas movimentações, a dramaturgia e a construção cênica.


www.teatrodecaretas.blogspot.com

Nenhum comentário: